Início > Diversos, Tutoriais, WEB Design > Projeto de sites – Criação e Manutenção

Projeto de sites – Criação e Manutenção

Existe um passo a passo do que fazer para que meu projeto do site da padaria da esquina ande? Serve também para aquela empresa multinacional que pediu um hotsite pra mim?

A resposta é: SIM. É possível usar os mesmos passos para qualquer site. Mas cuidado com o TOC, ok?

Seguem abaixo os 5 passos para que o seu projeto ande de vez.

1. Briefing – A primeira fase é aquela reunião com o cliente. O levantamento de opiniões, conceitos, os concorrentes, público alvo e efeito do site.. Você tem um modelo de briefing? Se não tem dê uma lida nesse post aqui.

2. Design – É aqui que o monte de anotações de seu briefing ganha vida. A partir do seu esquema de cores, da estrutura do site, você já poderá ver que rumo o site tomará, e começar a criar personas levando em conta o público alvo. Você não faz idéia do quanto pode alterar o seu layout e conteúdo ao criar personas. Nunca deixa de fazer isso, o resultado será muito melhor. Também pesquise em sites como o CSSLine ( use a pesquisa por cores para definir sua paleta ), o Dribbble e o Favwork para inspiração. E dê uma olhada aqui no blog na tag inspiração.

3. Desenvolvimento – Essa é a fase da mão na massa. Não desanime agora. Este é o coração do site. Se algo der errado aqui, esqueça o design. Ninguém acessa um site que não funciona. Independente se você usa ASP.net, PHP, JAVA, crie um bom sistema de gestão de conteúdos, fácil e dinâmico. Lembre-se que nem sempre quem usar o seu sistema tem um conhecimento amplo de informática. Digo por experiência própria, ” PENSE NO PIOR”.

4. Teste – E a prova real vem agora. Teste seu site em TODOS os aspectos. Funcionalidade, usabilidade, browsers, etc. IMPORTANTE: teste o seu site em um celular. Muita, mas muita gente mesmo acessa a internet por ele. Tire exemplo do próprio wordpress. Tente acessar este blog pelo wordpress. Você verá como fica a organização. Se não for possível adaptar seu layout, faça uma versão mobile do site.

5. Manutenção – Normalmente cada empresa disponibiliza algumas horas por mês de manutenção para os seus clientes. Um valor deve ser combinado lá na primeira reunião, pra evitar muita demora nesse processo.

Lógico que nesse meio tempo vão surgir outras situações. Daí vai de cada um. Mas tente projetar o seu site usando estes passos que o resto vem ao natural ok?

Divirta-se e inspire-se.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: